Lançamentos 10.10.2021-FA COMPLETA 10 ÂNUS!!! Lançamentos de aniversário e não vai ter miséria de pirocaaaaa!!!

 ~Luigi


E booooooooooora começar essa baixaria de post que eu sei que é por isso que vocês estão aqui, bando de safada uhAhuASuahuashusaHUsaUHsa


E hoje tá todo mundo com a roupa de ir na igreja? Quero ver todo o meu quengaral com a roupa de atender cliente phyno, salto 15 e toda trabalhada no luxo. Se aparecer na festa de 10 anos do FA de chinelo cheirando sovaco azedo, eu arrebento tua cara na base da tamancada.


Gente, o FA fazendo 10 anos, to chocado! Nem acredito o_õ! Então bora rolar aquela retrospectiva marota?

Então bora dar Play nesse clássico da música brasileira e ler nosso post!?

Música pras gays!


Aniversários: E vamos começar dando os parabéns para a LittleBia e para o Deivid que fazem aniversário hoje!




Recrutamento: E olha quanto mangá precisando de Staff!

Tradutores:
Ballad x Opera - Shounen-ai [JP]
Aozora Yell - Shoujo [JP]
Itazurana Kiss - Shoujo [JP]

Editores:
Baras [+18]
Boku ni Hana no Melancholy - Shoujo
Jelly Pool - Yaoi
Jingi no Moribito - Shoujo
Itazura na Kiss - Shoujo
Oneshots

Então, ô bando de quenga, se recrute e venha virar minha putinha aqui no Porão do FA. Seu pagamento é em pirocas lindas pra traduzir, revisar e editar  <3


Boas Vindas: E vamos abrir a escotilha do Porão para o EuToAqui, nosso novo editor!


Onde nos encontrar: Você pode nos encontrar na cobertura ou em um iate com um véio rico bancando a gente, mas caso você queira nossas redes sociais temos o FACEBOOK!!! Tem também nosso Grupo no Face, o Tamancos Flamejantes  
E não esqueçam de votar no TOP 10 de 2021 que o vencedor ganha combo de capítulos.

Tem piroca também, volta!


Freetalk: E hoje o post veio para abalar as placas bucetônicas que eu nem tenho!

Vamos conhecer a história da Scan! Essa retrospectiva deveria ser exibida no Xvideos, de tanto que a gente já se fodeu auhaHSUushauhsauhsausaH

2011- Nasce o FA, toda européia

Tania e Miu, duas portuguesas, estavam cansadas por não ter quase nenhum mangá licenciado em Portugal, com isso decidiram fundar o FA. A gente é européia, amore, luxo desde o nascimento.

Só o luxo aqui

Assim que a scan foi fundada, a brasileira Megan entrou e esse trio ficou na ADM do FA por anos a fio.

Como o FA fazia muitos mangás que eram licenciados no Brasil, mas não em Portugal (como o Ouran, por exemplo), a Scan começou a fazer muito sucesso e logo se tornou razoavelmente conhecida. Falando em Ouran, sabiam que o FA nasceu como uma Scan exclusiva de Shoujo? Gente, olha hoje como a gente desceu o nível da baixaria suhashuashuashuassu.




Calma, leitores. Chegaremos lá.
Membros remanescentes dessa época: Não sobrou ninguém daquela época.

2012- As primeiras tretas:


Embora eu tenha muita consideração pelas antigas ADMS do FA, uma coisa era fato - Elas não possuíam critérios para a escolha de projetos. Podia entrar um membro hoje, se ele quisesse mangá novo, elas davam. Agora imagina a quantidade de mangá que o FA tinha, tudo empacado... Parece até 90% das Scans que temos por ai hoje -_-.

Outro agravante é que o FA não possuía regras e nem prazos de entrega, então quem entrava na Scan entregava o que queria e quando queria. Já dá pra imaginar a bagunça, né? Só que naquela época todo mundo era novo, tinha tempo e ninguém trabalhava, então as ADMs conseguiam cobrir bem o buraco deixado pela Staff, tanto que o FA lançava OITO CAPÍTULOS POR SEMANA! Gente, tem ideia do trabalho que dá isso? É coisa pra caramba!


Ainda em 2012, começaram muitas tretas internas e externas na Scan. Teve uma Scan que plagiou nosso Blogteve ex-membro inventando história da Miu que ela tinha expulsado uma garota da Staff porque a menina tinha Câncer, sendo que na verdade a menina que pediu pra sair pra se tratar (pois é, olha o nível da maldade do povo), teve ADM de Scan Yaoi chamando a Tania de vagabunda porque começamos um mangá da lista de projetos futuros deles (ahhhh se fizessem isso comigo. Bom, não fazem porque esse povo do Yaoi quer pagar de bucetuda, mas sabem com quem arrumam briga). Enfim, teve muita merda acontecendo sauhasuhashuashuhhasash. O FA não era santo também não, mas esse tipo de baixaria a gente não fazia (e nunca fizemos).

Maaaas em 2012 nem tudo foi desgosto, o FA deixou de ser a Scan shoujinho e passou a fazer Yaois!!! Mal sabiam as meninas que seria esse um caminho sem volta... ASSAHUAuhASuhsauha



Membros Remanescentes da época: Juliana [Tradutora de IN, Editora e QC].

E foi assim que o FA entrou no caminho da perdição.

2013  - O início da Decadência


O ano de 2013 foi marcado pela internacionalização da Scan, nessa fase já tínhamos tradutores de japonês e já trabalhávamos com mangás exclusivos.


E foi em 2013 que eu, Luigi, entrei na Scan <3. Para quem não sabe, eu entrei como tradutor e o cargo de ADM veio só em 2014 ~2015. Agora vem uma coisa super íntima minha, vocês sabiam que quando eu entrei no FA eu não era assumido? Eu nunca tinha lido um Yaoi e nem pego outro cara HUASUHAUHSuhAShuAShusAhuSA


E por que entrei nesse assunto? Bom, agora vem o lado delicado do Post: Muitos, mas muuuuuuitos gays me procuram pela Página do Face principalmente porque estão naquela fase de querer se assumir, mas não saber como. São LGBTs (mas principalmente gays e bis do sexo masculino) que de alguma forma confiaram em mim pelos meus posts e me procuram pedindo ajuda, e muitas vezes eu realmente não sei como ajudar porque não tenho formação pra isso e apenas falo da minha experiência pessoal.

Eu fiquei muito tocado de um gay de 24 anos que me mandou uma mensagem agradecendo pelos meus posts, porque ele lia e pensava "se o Luigi pode, eu também posso" e gente, veja bem, você tem todo direito do mundo de não gostar de mim ou do meu jeito, ou ainda da forma como eu conduzo a Scan, mas não misturem as coisas e tentem ver o trabalho que acontece além dos mangás.

Quando lançamos os Yuris sendo que só tinha Yaoi e Shoujo na Scan


Voltando pra história da Scan, em 2013 começamos a trabalhar no nosso primeiro Yuri, e assim se formou o #TeamPpk com as sapas mais pervertidas dessa internet asuhsahuashuSUHASHUASHU.

Bora esfregar o Bombril!


E vocês se lembram que eu havia comentado que até o momento no FA não haviam regras? Cada um entregava o que queria e quando queria, então, em 2013 o barco começou a afundar... Nessa altura do campeonato, tínhamos membros que não entregavam nada por 2 FUCKING ANOS


Membros remanescentes da época: Luigi [ADM e tradutor de Japonês].



2014 - Miu sai da Scan

Vocês se lembram que o FA tinha 3 ADMs? A Tânia, a Megan e a Miu (que colocava todo mundo na linha).

Eu lembro bem dessa época (modo gay velha ativado), a Miu começou a trabalhar e ela tinha uns problemas no joelho e vivia fazendo fisio, somado com o desgaste de ser ADM ela decidiu sair da Scan porque não queria avacalhar as coisas. Eu adorava a Miu, ela botava medo na galera asuhahsuHUAhuSAhusa.

Com a saída da Miu a Staff deitou e rolou, tínhamos cerca de 30 membros dos quais menos de 10 faziam algo com alguma regularidade. Não me levem a mal, não quero que este pareça um Post onde estou falando mal das antigas ADMs, só que cada um tem uma personalidade e nem todo mundo é bom fazendo cobranças, apenas isso.

Mesmo com o barco afundando, em 2014 lançamos nosso primeiro seinen, o mangá Jin! Maravilhoso por sinal que já passamos os gringos, vocês viram?


E assim que começaram a entrar os homi hétero na Scan, hoje temos um total de 2 aSuhASHUSAUHHUAS


Membros remanescentes da época: Xinobas [Tradutora de In e Editora].


2015 - O 2007 da Britney foi o nosso 2015

O título já é auto-explicativo SASSAUHuhsahusAuHSAuhsa. Com a saída a Miu os psots que antes tinham 8 capítulos por lançamento semanal, passaram a ter 4 capítulos em lançamentos mensais.

Com a saída da Miu, a Megan e a Tânia me chamaram pra ADM, e minha primeira atitude foi fazer a limpa na Staff.


Pensa numa Staff furiosa SUHSAuhSAUHAShuHUSAHUSA, também né, acabei com a mamata deles. Apliquei a seguinte regra: Todos os membros devem entregar alguma coisa, qualquer coisa, de 2 em 2 meses.

Aí a galera caiu pro pau, lembro de uma editora que estavam em uns 8 mangás, mas que não entregava quase nada, falando "Eu trabalho em 5 Scans, não vou ficar nessa Scanzinha que cobra membro que faz trabalho voluntário!"

Membro embuste a gente quer é bem longe \o/. E tipo, meu foda-se, sabe? Você pode trabalhar em quantas Scans quiser, mas vai ter que respeitar as regras daqui independente de qualquer coisa.



Lembro tão bem dessa época... Ex- Staff fazendo textãoADMs das Scans de Shoujo FAZENDO UM POST NO FACEBOOK FALANDO QUE O FA IA FECHAR, gente, juro, o povo na época perdeu a noção do ridículo (e vários continuam com ela perdida até hoje asuhasHUasUHsaUHsa).

Só um detalhe, o FA NUNCA anunciou que fecharia e naquela época as Scans de Shoujo estavam em seus anos de Ouro, porque hoje a grande maioria tá na maior decadência, né? Falaram tanto da gente que esqueceram de cuidar da própria scan e hoje tão tudo se ferrando :,D.


Benzadeus

Nesse ano também, como ADM decidi tacar um foda-se para a "Lista de Mangás futuros das Scans". Você que é um leitor mais jovem talvez não saiba, mas antigamente se uma Scan queria trabalhar num mangá ela o colocava em "uma lista de projetos futuros", lista essa que não havia nenhuma previsão de quando o mangá seria iniciado e nem qualquer cobrança, mas que as outras Scans eram PROIBIDAS de fazer aquele projeto. Aí o que acontecia, as Scans faziam uma lista com mais de 300 projetos, e eu não tô zuando no número, e "ai" de quem pegasse um mangá daquela Lista. Para vocês terem uma ideia, estamos em 2020 e até hoje tem Scan com a mesma lista desde 2015, só colocando cada vez mais mangás e achando ruim se você faz aquele mangá.


E beijos pro recalque


Bom, em 2015 eu conquistei muita inimizade sauhsauhuhsauhsauhsa e vocês pensam que parou por ai? Pobre não se fode pouco não, não esqueçam disso suhsahusaUHuhsa, de repente a Tânia DESAPARECEU. Sim, foi exatamente isso, ela sumiu e ficou desaparecida da Scan por OITO meses. Não vou entrar em detalhes aqui porque a própria Tania já escreveu um Post sobre isso

Já tava tudo um caos, quando a Megan começou a trabalhar e decidiu sair do FA também. Foi aí então que eu chamei a Juliana para me ajudar na ADM. Lembram dela? A ADM dos doramas?





Agora imaginem, se antes as ADMs das Scans shoujo já faziam textão falando que o FA ia fechar, imaginem quando a Tania sumiu e a Megan saiu ASUHASUHasUHshauhusa, para vocês terem uma ideia UMA SCAN DE SHOUJO QUE ANUNCIOU A SAÍDA DA MEGAN ANTES DO FA (porque tínhamos Staff em comum e fofoca rola, né?), gente, anunciaram a troca de ADMs antes da gente !!!! saUhASHUSAUHSAUHsaUHsa Depois vocês querem que eu faça parceria com esse povo? Deus me defenderay! Eu lembro tão bem desse episódio, eu fiquei tão chocado porque nem a gente no FA tinha anunciado oficialmente a saída da Megan e o pessoal das outras Scans já tinha anunciado pros leitores com direito a textão no Face pedindo apoio dos leitores para com as Scans que estavam em crise (oi?) usahUHSAUHSAUHSAuhASUhSAUHSA.



E ai vocês devem ter pensado: Agora chega de desgraça! NÃO!  asUHHUASHUhSAHusahuas

Quem aqui se lembra do 10 Count? Quem lembra da nossa maravilhosa parceria que fizemos com esse mangá?

Uma scan de Yaoi pediu parceria no mangá e nós aceitamos. Eles foram escondidos pedir pra Tânia sair do projeto (foi um pouco antes dela desaparecer da Scan) porque ela fazia em PT- PT e começaram a EXIGIR de nós 2 capítulos POR SEMANA.

Agora vocês entendem o porquê eu não faço parceria com Scan dos outros? Nós não conseguíamos manter um ritmo tão alucinante, ainda mais porque eles enviavam a tradução na quinta de noite pra gente editar até domingo o_õ.
Então o que essa "maravilhosa" Scan fez? Simplesmente decidiu pegar o 10 Count pra eles e tacaram um foda-se pro FA. Veja bem, o 10 Count era um mangá ATIVO aqui, a gente só não conseguia fazer 2 capítulos numa semana porque isso era um completo absurdo.

No fim das contas, o FA continuou com o projeto por conta, essa Scan de Yaoi fechou porque a Staff deles simplesmente saiu de uma vez só de lá (se com a gente cobravam 2 capítulos na semana, imaginem a própria Staff). Tudo que vai, volta <3.


Lei do retorno que chama?

Em 2015 lançamos nossa primeira HQ aqui na Scan, o Strangers in Paradise. Acho que foi uma das únicas coisas boas que rolaram em 2015 :,D. E pra fechar o ano fizemos nossa primeira edição do TOP 10 do FA, cujo vencedor foi a Novel Sekaiichi Hatsukoi Yokozawa Takafumi no Baai, que atualmente está cancelada por estar ativa em outro grupo.

Membros Remanescentes: Nyanko [QC e Editora ].




Tânia retorna e o Blog desaparece

E a Tania que estava desaparecida, do nada, retorna. Mais uma vez pouparei os leitores, tem um Post no Blog que ela mesmo escreveu sobre o assunto.

Foi um baita susto

Nessa época de 2015 ~ 2016 tivemos um recrutamento gigante de tradutores de japonês e mandarim, o que fez a Scan entrar de vez para os grupos independentes, já que tínhamos muitos mangás exclusivos.

O ano foi bem tranquilo... até uma semana após o aniversário da Scan- Nesta data excluíram nosso antigo blog e o FA perdeu TUDO!!! Tudo mesmo: links, capítulos, direito de usar a conta, comentários... TUDO!

Bom, os Adms viraram a noite pre reconstruir o blog (que é esse atual que usamos). Eu fiquei muito chateado porque o blog antigo continha minhas primeiras postagens e lá mostrava muito do meu amadurecimento como pessoa. Eu era super tímido nos primeiros lançamentos, todo recatado! (dá pra acreditar?). 


Só pra encerrar essa história da Exclusão, ela foi motivada porque o FA traduzia mangás que eram licenciados aqui no Brasil, mas esse sempre foi um assunto delicado, pois esses mangás estavam em português de Portugal e como eu disse no começo do Post, a Scan é Portuguesa. Enfim, é passado e bola pra frente.

Pra fechar o ano realizamos a 2 º Edição do Top 10 do FA e o vencedor foi o mangá Ten Count.


Membros Remanescentes: Leila [Tradutora de Japonês], Sayuri [QC], Miyuki [Tradutora de Mandarim] e Lika [Tradutora de Japonês].




Finalmente um ano de paz - O ano das Finalizações


Depois de sobrevivermos à exclusão do blog, textões no facebook de ex- staff e outras Scans falando mal da gente e uma reviravolta total na ADM do FA, chegamos no ano da paz e da tranquilidade.

Nossa Staff em 2017 tinha 49 membros, um grupo bem grande que exigia muito da Juliana e de mim. Nesse ano a Tânia saiu de vez do FA, ou melhor, eu me enchi desse "vai e vem" e tirei ela da ADM da Scan, o FA é uma Scan tão ímpar que até Impeachment já rolou asUHASUHsAUHsAUHsa.

Com a saída da Tânia restaram na ADM do FA apenas a Juliana e eu, e devido ao crescimento estrondoso chamamos os 5 melhores membros da Scan na época para se tornarem o "vice- Adms", aliviando um pouco assim o trabalho da Scan.

#chegay

Agora a ADM do FA era composta por 07 pessoas, sendo 02 ADMs [Luigi e Juliana] e 05 Vices [Remie, Naine, Giovanna, Carol e Sayuri]. Reformulamos tudo na Scan: testes, guias, regras e etc. As mudanças foram muito positivas e o trabalho ficou muito bem equilibrado entre nós, isso fez com que ninguém tivesse que se matar pra fazer as coisas fluírem XD.

Em 2017 finalizamos mais de 15 mangás [acho que foram 16 ou 17] e assim conseguimos começar coisa nova pra vocês e trocar um pouco os ares da scan :D.

Tivemos um ano muito bom por aqui e até começamos a trabalhar em um novo gênero: Bara. O #TeamPiroca foi a loucura e o gênero foi muito bem aceito sauhsahusahusahusa.

E o piru pulsou!

Finalizamos o ano com a 3ª edição do TOP 10 do FA e o vencedor foi novamente o 10 Count.

Membros Remanescentes: Naine [Revisora e Adm], Manu [QC], Alêssa [Revisora e ADM], Hyorin [Editora e ADM].


Mais um ano tranquilo e agora temos um leitor Online!

Em 2018 tivemos apenas uma dor de cabeça que eu me lembre, que pra variar foi com uma Scan de Yaoi. O povo pegou um mangá da gente, lançou um capítulo atrás do outro e quando o cancelamos aqui na Scan (porque não fazia sentido duas Scans com o mesmo projeto), NUNCA MAIS LANÇARAM NADA do projeto, ou seja, enquanto o mangá é ativo na Scan dos outros o povo lança combo atrás de combo, quando o mangá fica só pra eles ninguém faz mais nada. Preciso mesmo reforçar o porquê eu não gosto dos Adms de Scan Yaoi (salvando raras exceções)? Enfim, esse povo se afunda sozinho e a gente não salva ninguém de si mesmo \o. Nem sei se esse grupo tá ativo, é daquelas Scans de Facebook que nem site tem.

Pessoal fez até vídeo na época asuhhuasuhasuhas

E fora essa única dor de cabeça, lançamos finalmente o nosso Leitor Online. Ele é simples, mas funciona \o. Levamos cerca de 1 ano pra subir todos nossos projetos nele, temos coisa pra caramba!

Fechamos o ano com o 10 Count vencendo novamente o TOP 10 do FA como melhor mangá da Scan.


Membros Remanescentes: Littlebia [Revisora] e Le chan [Editora].



2019 - Dedo no Cool e Gritaria!!


A Giovanna (mas voltou esse ano) e a Juliana nos deixaram na ADM e em seu lugar temos agora a Hyorin, que está responsável pelas edições do FA e a Luh, responsável pelos Qcs que substituiu a Sayuri, que precisou sair da Scan (mas que já está de volta \o). Um dia elas ainda voltam pro FA, nem que sejam arrastadas pelos cabelos <3.




E a cara da Staff do FA mudou bastante. Não sei se vocês sabem, mas por muito tempo eu fui o único homem da Staff asahuashusahusahusa, e agora o grupo é bem misto e nosso grupo tá cheio de viado e sapatão <3. Acho que o bacana de 2019 foi que a Staff se tornou mais próxima e agora toda sexta feira temos um post #Off, pra Staff bater papo, e todo fim de bimestre assistimos um filme juntos por Watch Party  no Facebook.

Acho que como o FA sempre manteve um bom ritmo, conseguimos atrair bons membros pra cá e o povo Chernobyl saiu tudo daqui.




No fim do ano a Carol saiu da ADM do FA e a Alêssa entrou no lugar dela, então os ADMs do FA se fixaram em Luigi, Naine, Alêssa, Hyorin e Luh. 2019 foi um ano bem tranquilo mesmo. Ano passado finalizamos mangás pra caramba também, foi um ano super produtivo!

E o 10 Counperdeu sua coroa no TOP 10 para o Given, que levou a primeira colocação naquele ano.

Membros remanescentes: Keiko [Revisora], Shizu [Tradutor de Inglês e Francês], Koikoi [Editora], Lady Bia [Editora], Jamyla [Editora],Haru [Revisor e QC], Mimijob [Tradutora de Japonês]. 



2020- Cadê o Luigi?




E sempre que começo a escrever sobre um ano eu fico muito pensativo...

Acho que o maior impacto para a Scan foi eu ter quase saído do FA. O fato é que comecei a trabalhar em tempo integral e eu não tinha mais como cuidar da Scan. Fiquei fora do FA por menos de um mês, quando percebi que não conseguia ficar fora do Porão sasuhasuhasuhsahusahusa.



Não tivemos muitas tretas, fora com os ADMs de Scan de Yaoi, mas já é o básico de todo ano eu bater boca com aquele povinho sem noção.





Esse ano o Corona Vírus impactou bastante o FA, nossa Staff tem atualmente 59 Membros, e alguns pegaram Corona e acabou atrasando alguns mangás, mas o mais importante é que estão todos bem.

Começamos a trabalhar com mangá Hentai hétero, ainda tô me acostumando com isso auhashuashusauhasuahS, mas as gays e as sapatão continuam de ppk dura aqui na Scan, viu?

E o Ten Count que levou o Top 10 de 2020, de novo. Vocês não enjoam dele não?

Membros de 2020: Lucila, Mel, Rainara, Caunder, Thaís, Amanda, Lídia, Carol, Saeyoung, Giovanna, Vittória, Débora, Aline, Karine, Maria, Anna, Igor C., Hebert, Igor F., Michelle.

2021 - I'll Survive! FA 10 anos de Scan!!



E lá vamos nós escrever sobre mais um ano... Não sei se vocês repararam, mas todo aniversário eu mantenho o mesmo texto e só adiciono o texto do ano mais recente.

Esse ano de 2021 o FA continuou seus lançamentos recorrentes e trouxemos muitos projetos bacanas. Eu continuo na correria, mas de vez em quando eu apareço aqui nos posts kkkkkk

E nesses 10 anos de Scan eu não poderia deixar de chamar a presença especial das FUNDADORAS do FA para um bate papo!!!

Preparei 10 perguntas sobre curiosidades da Scan e vou deixar aqui pra vocês conferirem um pouco da história do grupo! Hoje no Post teremos a participação da Megan e da Tânia, as criadoras do FA (que hoje não fazem mais parte da Staff). A Catty/ Miu, a terceira fundadora, não respondeu minha mensagem sobre participar no post.


1- Como escolheram o nome Fascínio Asiático?


Megan: Boa pergunta, faz tanto tempo que não me lembro, rs Quando entrei na fansub a Tânia (a fundadora e dona da porra toda, rs) já tinha escolhido o nome, acho eu que ela tinha escolhido esse nome por ter um conteudo asiático e legal ?? rs 

Quem vai saber falar melhor vai ser a Tan. 

Aliás… Vocês sabiam que na ordem de entrada fui a terceira? Primeiro veio a Tânia (que criou), a Cat e por último eu.


Tânia: Por incrível que pareça, quando eu criei a FA, não foi com a intenção de ser uma scan. Eu queria ter um blog onde eu faria reviews de diversos estilos (animes, mangas, doramas, novels, etc...), então para combinar com os meus diversos "fascínios" do mundinho asiático, eu achei que "Fascínio Asiático" seria um nome que encaixaria bem nessa diversidade.

Mas na real, passado poucos dias eu comecei a ganhar interesse em trabalhar em alguns mangas... Logo de seguida a Miu (Caty) e pouco tempo depois a Megan juntaram-se a mim, e a FA tornou-se definitivamente uma scan... e as reviews ficaram para 2º plano.

Bem, mas Fascínio Asiático é um nome que acaba por encaixar na diversidade que esta scan tem atualmente, por isso eu fico feliz pela minha escolha na época.


Luigi: Eu entrei e a Scan já tinha 1 ano de existência, então não sei responder essa pergunta, só a Tânia mesmo kkkk.



Quem lembra do nosso 1º Layout?



2- Quais foram os momentos mais marcantes no início da Scan?


Megan: Boa pergunta… Acho que a melhor parte foi a gente começar a ter leitor. Porque fazíamos as traduções/edições e como não era algo profissional, era muito bom ver que o pessoal estava gostando do que estávamos fazendo.


Tânia: A entrada da Miu e da Megan, para administrarem junto comigo a FA foi algo muito marcante para mim.

No início não é fácil ganharmos alguma visibilidade no meio, e elas estiveram comigo nesta aventura, nos primeiros anos, que foram cheios de altos e baixos. 

Eu sou muito agradecida a elas e guardo com muito carinho os bons momentos que passamos as 3.

E concordo com o que a Megan disse, ganharmos leitores foi algo bem marcante também.

“Merupuri” foi o 1º manga da scan, e pouco tempo depois de o começarmos, tiveram logo pessoas a comentar, incentivar e a se empolgarem junto conosco. E numa fase inicial em que éramos tão inexperientes, termos logo pessoas a nos apoiar deu-nos uma força enorme para continuarmos.


Luigi: Eu tive vários em todos esses anos no grupo. Mas acho que o momento que mais me marcou foi quando eu assumi a ADM e expulsei toda a galera preguiçosa da Scan, que foram para outras Scans de Shoujo que fizeram até textão falando mal de mim hahahahaha. No final, esse povo que eu expulsei só afundou as outras Scans e o FA seguiu firme e forte.


É... o que já teve de textão falando mal da gente aiai


3- Vocês imaginavam que a Scan faria 10 anos com tanto sucesso?


Megan: Definitivamente não, rs Na verdade quando entrei nem pensava em quanto tempo ficaria ativa, queria aproveitar o momento de ler os mangás que mais gostava.


Tânia: Por um lado eu achava difícil, mas por outro lado eu acreditava no potencial que a FA tinha, para se manter firme e forte por muitos anos.

Por isso, estou muito feliz, por estes 10 anos da FA! E que venham muitos mais!



Luigi: Acho que no mundo das Scans é tudo muito incerto. Você depende de muitos fatores como Staff ativa, bons projetos, boa divulgação, bons ADMs e bom público.
Acho que nunca comentei isso em um post, mas meu sonho era ser ADM de uma Scan como o Chrono Scans, eu lembro que eu pagava um pau pros ADMs de lá porque tinha sempre capítulos e mangás bons. Eu quando entrei no FA eu NUNCA imaginei que faria um post (vale lembrar que entrei como Staff e só depois virei ADM). Eu nunca achei que teria leitores que gostassem de ler o que eu escrevo, muito menos fã clube.



4- Como a Scan passou do Shoujo para os Yaois?


Megan: Então… Tudo começou com a Tân e eu, hahaha Eu tinha vergonha de falar que gostava de yaoi e na época tínhamos um grupo de adms no facebook e a Tân começou a falar sobre o mangá que ela estava lendo (ou era novel? não lembro, rs) e daí começamos a falar sobre isso e ficamos festejando que as duas tinham o mesmo vício (gente yaoi é um vício, você começa e não para mais, hahaha) e então veio a ideia de traduzirmos… E aí ~literalmente~ começou a saga, porque a máfia nesse ramo é grande. Aliás, mais alguém está esperando sair o novo cap de Painter of the Night e Dangerous Convenience Store??? Sem or amado, tenho 26 anos nas costas e o vício continua firme e forte hahahahah


Tânia: Quando eu comecei a scan, eu só via e lia praticamente shoujo, então a FA foi para a frente como uma scan apenas desse género.

Mas... Com o passar do tempo eu comecei a ler/ver também yaoi. E eu e a Megan conversávamos sobre esse gosto que compartilhávamos... E então, passado algum tempo, resolvemos que estava na hora de começarmos a introduzir um pouco de yaoi na FA, e colocamos o primeiro manga desse género na scan, "Inu to no Ibi"...

E nunca mais paramos a partir daí, e com os anos, o agora "team piroca" xD foi só crescendo mais e mais...

Yaoi é realmente um caminho sem retorno kkk


Luigi: Eu lembro que qnd entrei no FA a Scan era 90% Shoujo e o Yaoi estava engatinhando aqui. Hoje, tem piroca até no rodapé.





5- Tem algum podre no qual a Scan já se envolveu?


Megan: Hmmmm, não diria podre… Mas acho que uma treta que nos envolvemos foi justamente quando entramos nesse meio do yaoi e não sabíamos que tinha a palhaçada… perdão… a organização de mangás futuros. E vocês me perguntam: - como assim Megan? 

Na época as fansubs/scans de yaoi tinham uma lista ~interminável~ de mangás futuros que não podíamos traduzir porque eles fizeram dibs com os mangás, daí quando começamos a fazer um yaoi que estava em uma dessas listas, recebemos um e-mail de uma scan falando que não podíamos fazer e mimimi. Resumo da história: toda vez que queríamos traduzir um yaoi não podíamos porque os caras tinham na lista deles e era um inferno na terra conseguir um mangá que não estivesse nessa lista.


Luigi: Pra vocês terem noção, a Megan saiu em 2015 ~2016, estamos em 2021 e a patifaria do Yaoi com lista de futuros continua.


Tânia: Como disse a Megan, não há assim realmente um podre… Mas rolaram umas pequenas tretas principalmente, por essa chatisse de lista de futuros… E se o pessoal do shoujo era por vezes um pouco chatinho nisso, os das scans de yaoi eram simplesmente insuportáveis…

Tinham listas absurdas de yaoi, que na real eles acabavam por não fazer a maioria, mas se alguém colocava no ativo um manga da lista deles, vinham cheios de mimimi…

Essa scan do e-mail, que a Megan falou, era uma com a lista mais absurda de todas…

Eu não vou dizer o nome… Mas essa scan chegava no absurdo de colocar alguns nomes de autores, para que todo os mangas que saíssem deles, se tornassem automaticamente parte da lista infinitiva e infernal de mangas futuros deles …

Enfim, as scans de yaoi, invés de se apoiarem umas às outras, ficavam nesta luta mesquinha, por quem tinha uma lista maior de projetos... 



6- Boku wa Imouto ni Koi wo Suru foi um dos mangás que tornou o FA famoso. Como vocês chegaram até esse mangá e o porquê da escolha de um tema tão polêmico?


Megan: Eu só conheci a scan por causa desse mangá!!! hahaha Sempre gostei de coisas polêmicas porque normalmente a história é mais trabalhada e mais envolvente. Enfim, como não participei desse mangá, quem vai poder falar melhor é a Tân.


Tânia: Eu sempre achei interessante, mangas que tivessem esse tipo de temas “tabu”. E no caso eu já tinha visto o ova de Boku wa Imouto e tinha gostado bastante, por isso fiquei interessada em ver o desenrolar da história.

Por essa razão, eu resolvi colocar esse manga na scan.


Luigi: eu sou apenas uma camponesa!


Uma baixaria só esse mangá



7- Quais as maiores dificuldades que vocês tiveram quando começaram a Scan?


Megan: Cara, no meu caso a coisa mais difícil foi editar e como sou uma tapada nisso, rs Podem perceber que não fui pra frente com a edição, fiquei só na tradução e revisão. Queríamos fazer algo de uma forma que todos entendessem, mas como não sabíamos fazer nada, tivemos que criar um padrão para a tradução em que os editores entendessem o que era cada fala e além disso editar de uma forma que os olhos dos leitores não sangrassem ao ler, rs

Obs: sinceramente, tenho tanta vergonha das minhas edições que tenho medo de ver se é tão ruim quanto eu lembro. Às vezes a ignorância é uma benção, rs


Tânia: Com certeza a edição xD

Quando começamos, tudo o que tínhamos era muita força de vontade,empolgação para traduzir, mas a parte de editar era (pelo menos a minha) de nível paint kkkkk

Eu morro de vergonha também, das primeiras edições que fiz kkkk

Felizmente com o passar do tempo, fomos aprendendo e aperfeiçoando a edição.


Luigi: No começo eu tive dificuldades em ser respeitado. O pessoal tava acostumado a fazer e entregar o que queria e quando queria, e quando eu entrei no FA, antes mesmo de ser ADM, eu já cobrava a Staff e isso dava certo desgaste. Tem gente que até hoje, 8 anos depois de ter saído do FA, ainda fala mal de mim nos fóruns e grupos de Face kkkkkkkk.

Outro fator de dificuldade é o recrutamento de editores! Gente, cadê os editores desse mundo :,D.




8- Vocês acompanharam o FA alguma vez após suas saídas? Caso sim, o que acham do atual FA?


Megan: No começo cheguei a acompanhar, mas com o passar do tempo não pude mais. Pra ser sincera, uma das minhas lembranças favoritas era o tempo da scan que ficávamos no grupo conversando sobre os animes, mangás e coisas do dia a dia, era divertido. Mas depois disso precisei começar a trabalhar + faculdade e não consegui ter tempo. Ser adulto é chato, rs


Tânia: De vez em quando, vou dando uma olhada na FA... Para ver os posts animados do Luigi, e para ir vendo alguns projetos :D

Mas confesso, que não faço com uma super regularidade, porque hoje em dia, eu não leio tanto manga como antes...

Acabo mais por ver doramas BL/yaoi, que estão a sair atualmente (continuo muito fujoshi ainda kkkk).


Eu gosto bastante que a FA hoje em dia seja tão diversificada. E fico feliz que o Luigi continue de alguma maneira por aqui. Ele é um dos grandes "pilares" da FA e um dos grandes responsáveis, por a scan estar a festejar agora 10 anos \o/


Luigi: Eu ainda tô aqui tacando o terror e metendo a piroca em vocês \o/

A baixaria reina nessa Scan!

9 - O que vocês acham que fez o FA se destacar de outras Scans?


Megan: Acho que pela zoeira, rs Ainda mais porque a Tân sempre falava sobre dorama e estava muito mais a par de tudo que estava acontecendo e o Luigi ~sempre~ foi zoeiro, então acho que isso fez com que transparecesse o quão era  legal fazer parte daquilo.


Tânia: Uma das principais razões que faz a FA se destacar, é a diversidade de estilos de manga, que a scan tem. Fazendo com que tenha um público bem diverso também.


Acho que esse lado de compartilha mais pessoal, que tínhamos nos posts, também era um ponto forte...

Porque nós falávamos sobre o que viamos/liamos, ou sobre experiências nossas...

E rolava também muita zoeira rs (principalmente do Luigi kkk)...

E isso fazia com que os leitores se sentissem de algum modo, mais próximos de nós ^_^


Luigi: A diversidade, a baixaria, rola, xoxota e principalmente o acolhimento. Muitos, mas MUITOS leitores já mandaram mensagem falando o quanto se sentem confortáveis em serem quem são aqui na Scan. tem coisa mais gostosa que isso?

Outro ponto eu acho que é a periodicidade nos lançamentos. São 10 anos lançando com frequência, coisa rara no meio das Scans.


Só rola boa \o

10 - Como era a relação entre ADMs e leitores nos primeiros anos de Scan?


Megan: Era muito próxima principalmente porque davam várias dicas de como fazer os mangás (estávamos mais perdidas que cego em tiroteio, rs) e teve leitores que depois se tornaram parte da scan, a melhor parte é ficarmos enchendo o saco do pessoal que estava cuidando de um mangá porque queríamos saber o que iria acontecer no próximo cap hahahah 


Tânia: Era uma relação próxima. Nós gostávamos sempre de ir respondendo aos comentários. Então rolava boas conversas sobre os mangas, etc… 

E alguns desses leitores chegaram a estar na equipe da FA.

[Obs: Tinha um garoto, que me fazia declarações de amor e me pedia em casamento, cada vez que lançava capítulo novo de sekai ichi - yokozawa no baai. Saudades dessas doideiras kkkk]

-Mas como já é normal, tem uns leitores p@u no cool, que só comentavam para cobrarem (não sejam esse tipo de pessoa).


Luigi: Os leitores sempre mantiveram certa proximidade comigo, mesmo na minha ausência na Scan. Às vezes acho que o povo tem fetiche em me ver puto dando tamancada, só pode kkkkkkkkkkkkkkkk


Vocês gamam no meu gingado

11- Deixe sua mensagem para os leitores/ Staff do FA:


Megan: Obrigada por continuarem com o FA, sem vocês não haveria 10 anos de Scan.


Tânia: Obrigada por acompanharem a FA ao longo dos anos. 

Continuem sempre a apoiar scan, e comentem… Vocês não imaginam o quanto é gratificante um comentário empolgado sobre algum projeto, ou um simples agradecimento pelo trabalho.


Luigi: MUITO obrigado por nos acompanhar ao longo desses 10 anos, mesmo eu sendo um pau no cu de vocês <3


Todos mudamos com o tempo

E assim encerro esse post, agradecendo imensamente todo o carinho de vocês e espero que nos acompanhem pelos próximos 10 anos também!


Membros de 2021: Fanty, José, Nicolas, Maitê, Carolina, Estela, Ana Lu, Jamel, Joan, Decio, Lucas, Estefânio e Deivinho.


Downloads


2 DK, G Pen, Mesamashi Tokei Vol01 Cap02 - Yuri [Parceira Orange Scan]
Tradução: Katsu
Revisão: Kobayashi san
Edição: Daisuke13


10 Manbun no 1 Vol07 Cap30 - Shoujo
Tradução: Ann
Revisão: Alêssa
Edição: Liatsuki
QC: Juliana


Aozora Yell Vol08 Cap31 - Shoujo
Tradução: Spica
Revisão: Tsuru-Show
Edição: Cfaline
QC: Duff


Azfareo no Sobayounin Vol05 Cap16 - Shoujo
Tradução: Lika
Revisão: Naine
Edição: Haru- chan
QC: Sayu

Ballad x Opera Vol03 Cap14 - Shounen-ai
Tradução: Spica
Revisão: Fox
Edição: Vih
QC: Sayu


Boku ni Hana no Melancholy Vol07 Cap42 - Shoujo
Tradução: Mel
Revisão: Tsuru- show
Edição: Giovanna
QC: Mats


Bokura no Shikisai Vol01 Cap03 -  Bara [Parceria B de Bara]
Tradução: Miyuki
Revisão: Cfaline
Edição: Grigolow_BJ
QC: Saito_Gui


Bokura wa Heroes -  Bara 
Tradução: Shizu
Revisão: Haru
Edição: Nyanko
QC: Sayu


Genderless Danshi ni Aisareteimasu Vol01 Cap10-  Josei 
Tradução: Lagoa64
Revisão: Uecchi
Edição: Koikoi
QC: Chun Li


Hello, Melancholic Vol02 Cap11 - Yuri
Tradução: Ches
Revisão: LittleBia
Edição: Hyorin
QC: Sayu

Himitsu no Ai chan Vol05 Cap21 - Shoujo
Tradução: Lagoa64
Revisão: Igoholic
Edição: Liatsuki
QC: Luh


Hypnotizing a Yakuza Oneshot - Bara
Tradução: Duds
Revisão: Cfaline
Edição: Koikoi
QC: Haru


Itazurana Kiss Vol11 Cap43 - Shoujo
Tradução: Jeaus
Revisão: Haru
Edição: Ann
QC: Manu


Itoshi no Nekokke Vol05 Cap36 - Yaoi
Tradução: Rojo
Revisão: Naine
Edição: Cfaline
QC: Luh


Jelly Pool Vol01 Cap02 -  Yaoi/ Bara
Tradução: Mirella
Revisão: Jeaus
Edição: Juca
QC: Sayu


Jin Vol10 Cap58 - Seinen
Tradução: Shizu
Revisão: Alêssa
Edição: Hyorin
QC: Luh


Nobara Vol01 Cap01 - Yaoi
Tradução: Juliana
Revisão: Caunder Fox
Edição: Cfaline
QC: Luh




Otome Holic Vol03 Cap15 - Shoujo
Tradução: Miyuki
Revisão: AzunaNyan
Edição: Yuna
QC: Haru


Pujo to Yajuu Vol03 Cap10 - Shoujo
Tradução: Luigi
Revisão: Mats
Edição: Haru chan
QC: Luh


Shibuya - Gyaru Yuri Anthology Vol01 Cap01 - Yuri
Tradução: Alêssa
Revisão: LittleBia
Edição: Koikoi
QC: Duff


Toukyou Grind Horror Channel Oneshot - Shounen
Tradução: Marcóla
Revisão: LittleBia
Edição: Lora- chan
QC: Manu


Tsuki ga Michibiku Isekai Douchuu Vol07 Cap46 - Shounen
Tradução: Cah_Cchan
Revisão: Jeaus
Edição: Koikoi
QC: Jeaus

E esses foram os capítulos do nosso Aniversário de 10 Anos, teve pra todos os gostos!

E não esqueçam de votar no TOP 10 de 2021 que o vencedor ganha combo de capítulos.

Vejo vocês novamente quando o página do Face do FA bater 8.5 K curtidas! Quero ver a galera comentando e falando baixaria nos comentários, vou responder todos \o

Para fechar o Post com chave de piroca, gostaria de agradecer a todos por esses 10 anos de Scan.  Nada disso seria possível sem os leitores e a Staff! E que venham mais 10 anos de Scan!

Bora curtir os capítulos

~Luigi

18 comentários:

  1. Ah não, gente, que post maravilhoso!!!
    Melhor post do ano kkkkk
    <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Luigi]
      SAUUHASHUSHUuahsuhsasauhasuh vc gosta é da baixaria né, safada

      Excluir
  2. Eu não fazia ideia do tamanho do drama *gay schoked*. Parabéns aos Adms e a toda staff pelo trabalho bem feito até hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Luigi]
      Tem muita coisa nos bastidores, mas pra mim o maior problema sempre foram as outras Scans, principalmente de Yaoi. O povo é pau no cool demaaaais

      Excluir
  3. Obrigado pelos capítulos e parabéns pelo níver...

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, amei tuuudo.
    Parabéns FA, de coração ♥

    Acompanho vocês a tanto tempo, que nem me lembro mais por qual projeto comecei.

    Vocês fazem parte da minha juventude e história.

    Obrigada por nos divertir com cada mangá ao longo desses anos.

    Parabéns e que venham mais 1000 anos. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Luigi]
      Se vc cresceu lendo nossos Posts e projeto aposto que virou puta, sapatão ou uma pervertida kkkkk

      Excluir
  5. Oi Luigi!
    Parabéns pelos 10 anos FA!!!
    Meus sinceros agradecimentos por todo trabalho e dedicação! Vida longa ao FA!!!
    Adoro ler a história daqui! Cada confusão já rolou... O bom é que sairam fortalecidos.
    Super obrigada pelo combo de aniversário!
    Amei tudo!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Luigi]
      O que não mata, fortalece, ou a gente quebra no tamanco mesmo <3

      Excluir
  6. Amo todos os posts. Mas os do Luigi são incríveis. Tô rindo do início ao fim!!! Obrigado e parabéns equipe por esses 10 anos ! Vcs são top..do top...do super top

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos capítulos!
    Parabéns FA, LittleBia e Deivid! Bem-vindo EuToAqui!
    Eu já tinha reparado sobre os textos dos anos anteriores serem sempre iguais, mas ficava na dúvida se era mesmo ou eu que não tava lembrando direito. XD Meu cérebro dava um nó, obrigado por esclarecer. rs
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Luigi]
      Eu tento manter pra gente ver como o FA mudou, eu mudei e etc. 10 anos se passaram... Parece que foi ontem que entrei no porão do FA

      Excluir
  8. não acredito que reencontrei vocês!!! eu acompanhava mt o site quando era mais novinha me divertia mt com os posts as fofocas das tretas e as piadolas do luigi ksksjjsks mas o tempo me levou pra longe e acabei esquecendo até mesmo os nomes dos mangás que li por aqui. por acaso vim parar aqui de novo e que alegria ver que o fascinio asiatico continua firme e forte há tantos anos sem fraquejar (mesmo com alguns inimigos invejosos hehe) sério vocês são uns anjos e uns guerreiros! obrigada por se dedicarem tanto e há tanto tempo pra tornar acessiveis historias tão legais, que servem como uma luz no fim do tunel e uma distração preciosa pra tantas pessoas. sempre admirem a forma como vocês funcionam como uma empresa, quase uma máquina mesmo, pela frequencia e qualidade dos projetos que vocês entregam. PARABENS E VIDA LONGA AO FA!!! que muitos anus e pirocas estejam no futuro do grupo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Luigi]
      Que venham muitos cools e muitas rolas, amém.

      SAUHuhsAuhsAuhasuhasuhsauhsa

      Excluir
  9. (P. S; agora que reencontrei o site o vício voltou... vou voltar a acompanhar e torcer mt por vocês daqui!!!

    ResponderExcluir