Lançamentos 30.09.2018 + James Wan e sua franquia de terror que (não) deu certo!!

~Carol~


Esse mês foi lançado o quinto filme da franquia Invocação do Mal chamado de “A Freira” (a promessa era de ser o capítulo mais tenebroso da série, o que definitivamente não aconteceu, but...). Eu fui assistir no cinema com meu marido e, ao sairmos da sessão, conversamos sobre a saga, os pontos fortes e fracos dos filmes, e essa semana decidi trazer para vocês um resumo do que penso sobre a saga.
A franquia foi iniciada em 2013 com o lançamento do primeiro capítulo da saga: “Invocação do Mal”. No filme acompanhamos um casal de investigadores do mundo sobrenatural em seu novo caso: ajudar uma família a se livrar do pesadelo que sua nova casa se transformou. O filme é cheio de clichês (objetos mal-assombrados, relógios parando, rangidos/barulhos, partes secretas dentro da casa, possessões, etc.), porém o diretor soube combiná-los muito bem e os transformou num sucesso. Como foi o primeiro, confesso que nem mesmo as poucas tentativas fracassadas de sustos fáceis e as falhas do roteiro me deixaram desanimada com a história. Pelo contrário, me deixaram ansiosa para conferir o que viria.
7.0/10
E eis que surge “Annabelle (2014)! O roteiro cheio de buracos e os personagens mal desenvolvidos e pouco carismáticos são os principais responsáveis pelo pior filme da franquia. Na trama os recém-casados Mia e John estão esperando a sua primeira filha, porém, após terem a casa invadida por membros de uma seita, passam a serem aterrorizados por uma entidade presente na boneca Annabelle. Enquanto assistia fiquei desejando que o filme tivesse uns 40 minutos a menos para que aquela tortura terminasse.
Sinceramente, eu esperava uma participação maior da boneca, nem que fosse para ver uma 'versão feminina' do Chucky na telinha. No entanto, o que chega até o público é um filme de terror bagunçado, que apela para os jumpscares e que é tão apressado em seu desfecho que acaba destruindo todo o sucesso que o filme anterior conseguiu.
2.0/10
Como sou brasileira e não desisto nunca, decidi dar mais uma chance a saga e assistir à “Invocação do Mal 2” (2016). Novamente o casal paranormal, Ed e Lorraine Warren, estão lutando contra as forças demoníacas que coabitam uma casa junto com uma mãe e seus filhos. Mantendo a mesma ideia do primeiro, temos uma trama melhor construído que Annabelle e personagens principais já conhecidos (e bem mais desenvolvidos). No entanto, o desfecho continua sendo um problema para os filmes da franquia e com “Invocação do Mal 2” não podia ser diferente.
A solução final é muito básica, apressada e pouco desenvolvida para um filme de duas horas de duração. A sensação que passa é a de que os roteiristas/diretores pensaram nela enquanto tomavam um café, pouco antes de terminarem as filmagens. 
4.5/10
Em 2017 tivemos “Annabelle 2: A Criação”, um dos pouquíssimos casos em que a sequência consegue ser melhor do que a primeira (Annabelle, 2014). A trama consegue corrigir os erros do passado e apresentar uma explicação digna para a origem demoníaca da boneca. Além de trazer um frescor novo para a série, já que nesse capítulo a narrativa é construída de forma lenta, amarrada e com cenas que realmente conseguem assustar. Aliado a isso, o quarto capítulo soube como desenvolver o clima de tensão que esteve presente durante todo o longa e soube como amarrar os pontos, culminando no melhor desfecho de toda a saga. 
8.0/10
E, por último, tivemos o quinto capítulo da franquia: “A Freira (2018)”. Neste capítulo, é apresentado o padre Burke e a noviça Irene, ambos são mandados pelo Vaticano, para uma abadia na Romênia, para que investiguem o suicídio de uma freira. Só pela sinopse já é perceptível que nada no longa vai ser original, porém a situação é um pouco pior do que apenas a falta de criatividade do roteiro. Os personagens principais não conseguem ser carismáticos, não conseguem ter química juntos, e fazem escolhas bem questionáveis (sabe a sensação de vergonha alheia?) ao longo do filme.
Fica claro que o diretor optou por apoiar o filme nos constantes jumpscares e nos incríveis cenários/locações (eu amei o castelo/abadia, conseguia ser realmente sinistro), ao invés de tentar melhorar os buracos do roteiro (a propósito, o que eram aqueles diálogos ao longo do filme? Me segurei para não rir e estragar o clima de suspense que meu marido sentia) e aquele patético desfecho (será que também resolveram fazer o final tomando um café?) que só contribuiu para deixar mais pontas soltas no filme.
4.5/10
Enfim, fica claro que a franquia não consegue manter uma constância em termos de qualidade, embora economicamente continue sendo rentável, é perceptível a necessidade de um investimento em melhores roteiristas e aprimorar a caracterização e a forma como os demônios são exorcizados/manipulados, e é indispensável deixar mais claro nos filmes a conexão que existe entre eles.

*~RECRUTAMENTO:

Temos vagas para:
Revisor shoujo para 10 Manbun no 1.
QC shoujo para Itazura na Kiss
Editor shounen para Bokura no Sentaku.

Para nos ajuda basta fazer nosso teste de recrutamento, acessando a página aqui!! xD


~LANÇAMENTOS~


Tradução: Remie
Revisão: Nathy
Edição: Le-chan
QC: Cherryuki


Tradução: Miyuki
Revisão: Naine
Edição: Raycchan
QC: Juliana


Tradução: Remie
Revisão: Alêssa
Edição: Hyorin
QC: Juliana


Tradução: Marcola
Revisão: Nathy
Edição: Razorracks
QC: Pri


Tradução: Yka
Revisão: Nathy
Edição: Maitê
QC: Nyanko

Não esqueçam de que todos os projetos lançados hoje podem ser baixados nos links acima ou lidos no nosso leitor online. Para entrar em contato com a gente acesse nosso grupo Tamancos Flamejantes e nos acompanhe pelo facebook ou pelo twitter

14 comentários:

  1. Amei sua crítica a franquia invocação do mal, muita gente só elogia a série e não ver os erros dela.
    Obrigada pelos novos capítulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente. Sei ver o lado positivo, mas não posso deixar de apontar os aspectos negativos da franquia.

      Excluir
  2. muito obg pelo cap foderoso de Tsuki ga Michibiku Isekai Douchuu

    ResponderExcluir
  3. Tbm achei q a Freira nn foi nda tenebroso, mas vamos combinar né, a franquia de invocação do mal nunca foi nada demais no aspecto terror, tem uns sustos aqui e ali, uma tensão, mas como o gênero diz, é TERROR e nn SUSPENSE, nn sei nem como a franquia se tornou tão rentavel, vamos ser sinceros, é um terror pros mais medrosos kkkkkkk o gênero terror já ta morto, enterrado, sepultado, se tem algo hj em dia q realmente preste, eu desconheço, assisti os q sairam no cinema, os q nn sairam e nada q preste, na vdd apenas um, mass nn me lembro o nome, foi algo mais psciocolgito, um filme preto e branco, sobre uma menina q cresceu numa familia meio estranha, teve a mae assassinada, começou a cuidar do assassino no celeiro, e se tornou uma serial killer, q mantinha as pessoas em cativeiro, dormia com o pai morto e cortava as pessoas em pwdaços pra guardar na geladeira, mas enfim né, vamos ver oq vai ser do terror daq pra frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu entendo que o primeiro filme conseguiu resgatar esse aspecto de exorcismo que estava desaparecido, mas os demais não conseguiram inovar em nada. Eu me amarro em filmes de serial killers, ainda não assisti a nada parecido com isso, mas assim que encontrar, volto pra comentar.

      Excluir
  4. Obrigado pelos capítulos!
    Sério que estão interligados? Nem reparei... Minha irmã que me fez assistir esses filmes, mas nem lembro mais da história e nem em qual parei xD

    ResponderExcluir